quarta-feira, 30 de outubro de 2013

NAQUELA ESTRADA DE AREIA


                                   

NAQUELA ESTRADA DE AREIA                     2X
AONDE A LUA CLAREOU

TODOS CABOCLOS PARARAM                      2X
PARA VER A PROCISSÃO
DE SÃO SEBASTIÃO

        
 COQUE  COQUE CABOCLOS                         2X
 MEU PAI OXÓSSI É SÃO SEBASTIÃO


                                                                                                                                                                             


JUREMA SEU SAIOTE É LINDO


                                            

JUREMA SEU SAIOTE É LINDO
SEU CAPAÇETE É DE PENAS                 2X
COMO BRILHA SEU DIADEMA


JUREMA HE HE
JUREMA HE HA                                        2X
JUREMA FILHA DE TUPINAMBÁ

ELA SEMPRE FOI
E SEMPRE SERÁ                                      2X
A RAINHA DA JUREMA
ONDE CANTA O SABIÁ

                                        
                                             

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Erês no candomblé/Crianças na Umbanda


                                        


Erês  no candomblé
                                                                  No Candomblé, Erê ou Eré (do iorubá iré, "brincadeira, divertimento") é tido como um espírito que se manifesta no início do transe do iniciado e serve de intermediário entre este e o orixá e traz suas mensagens (pois, no Candomblé, o orixá não fala). O comportamento do iniciado em estado de erê tende a ser infantil, fugindo do caráter rígido e convencional atribuído a seu orixá. Mostra-se irrequieto, barulhento, às vezes brigão. Os erês recebem nomes ligados ao orixá do iniciado: Pipocão e Formigão, para os filhos de Obaluaiê; Pingo Verde e Folhinha Verde, para os de Oxóssi; Rosinha, para os de Oxum; Conchinha Dourada para um de Iemanjá, por exemplo.
Crianças na Umbanda
                                                                 Na Umbanda, erês, ibejada, dois-dois, crianças, ou ibejis são entidades de caráter infantil, que simbolizam pureza, inocência e singeleza e se entregam a brincadeiras e divertimentos. Pedem-lhes ajuda para os filhos, para fazer confidências e resolver problemas. Geralmente supõe-se que são espíritos que desencarnaram com pouca idade e trazem características de sua última encarnação, como trejeitos e fala de criança e o gosto por brinquedos e doces. Diz-se que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda.
                                

                                                                    São tidos como mensageiro dos Orixás, respeitados pelos caboclos e pretos-velhos. Geralmente, são agrupados em uma linha própria, chamada de Linha das Crianças, Linha de Yori ou Linha de Ibêji. Costumam ter nomes típicos de crianças brasileiras, como Rosinha, Mariazinha, Ritinha, Pedrinho, Paulinho, Vítor, Cosminho. Seus líderes de falange incluem Cosme e Damião. Comem bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.
                                                                   Diz-se que os pedidos feitos a uma criança incorporada (frequentemente de cura) normalmente são atendidos de maneira bastante rápida, mas a cobrança dos presentes prometidos também é e as "travessuras" que podem fazer a quem não cumpre a promessa podem ser terríveis.



Acarajés para Oyá/Iansã

                              
                                    

(vamos  avisar que já se encontra esta massa pronta no mercado)
Numa frigideira coloque o dendê  e deixe esquentar bem, com a colher vá  formando os bolinhos e fritando até dourar.depois de frito  parta ao meio sem separar as partes e coloque  o molho de camarão dentro.
Molho de camarão 

½ kilo de camarões médios
Sal, alho, limão, coentro
1 vidro de azeite de dendê
1 cebola ralada
½ kilo de tomate bem maduro
1 limão pequeno 

Modo de fazer:
Limpe o camarão, lave bem e tempere com sal , alho e um pouquinho de limão.
Polvilhe o coentro por cima
Deixe descansar por 2 horas
Refogue em uma concha de azeite de dendê a cebola ralada e quando esta murchar  ( não deixar  dourar) apenas, acrescente os camarões, sem o caldo do empero
Deixe em fogo brando, tampe a panela e depois de 10 minutos acrescente, então, o caldo do tempero do camarão  e os tomates ( sem as peles e sementes) e deixe em fogo brando até o tomate desmanchar e o camarão ficar cozido ( 30 a 40 minutos).
Prove o sal.
Se necessário acrescente um pouco de água.
Quando estiver  um molho bem vermelho e grossinho, coloque uma pimentinha.
Quando abrir fervura retire do fogo.
Espere esfriar o molho
Coloque dentro do acarajé  que já está frio e cortado
Coloque este molho dentro do acarajé

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

BANHO PODEROSO PARA O AMOR E ATRAÇÃO.




1 litro de água fervente.
6 gotas de essência de baunilha
6 gotas de essência de morango
6 gotas de essência de chocolate
6 gotas de seu perfume predileto
Petalas de 3 rosas vermelhas
Petalas de 3 rosas cor de rosa
*Mel ou melado

                                    

Coloque todos os ingredientes na água fervente, apague o fogo e abafe até ficar morno, tome este banho da cabeça aos pés após seu banho normal, deixe secar naturalmente se possivel.
Tome este banho antes de sair de casa, para uma festa ou passeio e verá quantos olhares você atrairá neste dia.
Este banho deve ser tomado quando se quer atrair um  amor para sua vida, faça-o em uma sexta-feira, de preferência na Lua crescente ou Cheia.

*obs: Se voce for filho de oxóssi jamais ponha mel.


                                                                                                      Marcelo D´Olissá

BANHO COM A ENERGIA DO ORIXÁ OGUM (PARA ABRIR CAMINHOS E VENCER DEMANDAS)





1 litro de água fria
1 folha de espada de São Jorge partida em sete pedaços.Deixar de molho por 2 hrs
Tomar as terças feiras.
(Ótimo p/ filhos de Ogum)  
Ingredientes:
1 litro de água
cravo
canela
noz-moscada
essência de rosas
2 colheres  ( sopa ) de mel

                          

Ferva a água com o cravo e a canela. Acrescente a noz-moscada, as gotas de essência de rosas e mel, Coe e reserve.  Após seu banho normal, jogue o líquido coado do pescoço para baixo.


                                                                                                      Marcelo D´Olissá

BANHO DE ENERGIA DOS ORIXÁS OXUM E OXALÁ (com essências.)


Essências:
Angélica 3 gotas
 Aloés 8 gotas
                                   

Este banho deve se tomado por 3 dias .Usar o número de gotas correta. Indicado para pessoa que é filho(o) de Oxum ou de oxalá)
è um banho para o lado Sentimental




                                                                                                      Marcelo D´Olissá